A Sala do Empreendedor da prefeitura de Santiago recebeu o Selo Bronze do Sebrae-RS pela prestação de serviços de qualidade aos empreendedores do município no ano passado. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 92 espaços para atender e assessorar pessoas que têm vontade de abrir uma empresa. Nesses locais, os interessados podem esclarecer dúvidas e encaminhar documentos para começar um negócio. Para a concessão da certificação à Sala do Empreendedor de Santiago, foram analisados 24 critérios específicos definidos pelo Sebrae.
Confirmadas as datas e a empresa que fará o Carnaval de Jaguari
Mantida pelo poder público, a Sala do Empreendedor oferece orientação, capacitação e outros serviços, como o encaminhamento do CNPJ e dos alvarás. Em Santiago, as análises dos pedidos de abertura de empresas têm tempo médio de 2 horas, uma vez que o serviço é centralizado na sala.
O município também dispõe do programa Avança Santiago, que tem como objetivo desburocratizar processos, gerar emprego, agilizar serviços para a população e fomentar e incentivar novos negócios. Esse programa foi criado a partir da Lei da Liberdade Econômica, aprovada no ano passado pela Câmara dos Vereadores. O próximo passo da prefeitura de Santiago é implantar o projeto Cidade Empreendedora também em parceria com o Sebrae.